10 Ideias de Entradas Saudáveis para o Natal


Não tem jeito, seja no almoço ou no jantar, muitas vezes esse período de intenso convívio é sinónimo de excesso de calorias, começando logo na entrada. Fundamental: Imaginação para criar opções saudáveis. E garanto que ficam todos satisfeitos! Ao longo do mês de dezembro vou postar dicas e truques para um natal mais saudável. Além de receitas tradicionais, mas adaptadas para serem mais saudáveis. Fiquem de olho aqui no blog.

O que acha de começar a organizar os jantares com algum tempo de antecedência? Será mais fácil elaborar um cardápio saudável e servir entradas sem ficar se preocupar.


Vamos aos exemplos de algumas entradas saudáveis para começar a pôr em prática:

  • Fruta cortada. Só em cortar ou servir de forma diferente já dá vontade de começar pela fruta.

  • Guacamole: Fica ótimo para servir no pão, nas torradinhas ou até com cenoura também. É uma ótima opção para fugir dos patês. Também pode fazer ainda mais simples, cortando o abacate em fatias finas, regar com suco de limão e coentro picado.

  • Tomate, pepino, agrião, fruta no palito: É ótimo! Caso tenha convidados que gostem de molhos, opte por fazer um molho de iogurte ou servir com molho pesto.

  • Salada de atum/camarão/frango: Experimente juntar tomate, pepino, cebola, e um destes acompanhamentos. Tempere a gosto com ervas aromáticas ou especiarias e azeite.

  • Tábuas de queijo fresco e/ou requeijão. Tempere com pimenta preta ou com doce de abóbora caseiro (sem açúcar). Acompanhe com pão integral cortado em cubos.

  • Bruschettas: Asse o pão escuro, passe alho, tomate e azeite. Depois é só dar asas à imaginação: colocar com ovos mexidos, tomate e queijo fresco, abacate e fruta… fica muito bom!

  • Patê: Que tal substituir a maionese e o ketchup por queijo fresco ou requeijão? Experimente! Basta juntá-lo por exemplo com manjericão, alho, 1 colher de azeite e 3 nozes.

  • Tomate ou pimentão recheado (cogumelos, courgette, cebola, pimentão e atum) é uma entrada ótima. Se quiser, poderá gratinar com queijo magro.

  • Húmus: Para passar no pão ou torradas… Pode também servir com cenoura cortada em palitos. Normalmente todos gostam desta entrada.

  • Suco: Prefira fazê-lo em casa em vez do suco de caixa. Mas, não adicione qualquer tipo de açúcar. Pode também fazer água aromatizada para variar o que costuma servir aos seus convidados.

-

Eu resolvi criar uma edição especial grátis de um desafio para mulheres que desejam mudar sua relação com os alimentos e sofrem com o comer emocional e compulsivo: Desafio Alimentação Consciente . São 5 dias para praticar o Mindful Eating e comer com atenção plena. Clique aqui para saber mais.

Se você gosta de receitas saudáveis ​​e dicas de nutrição, saúde e comportamento alimentar, faça parte no meu canal no Telegram: https://t.me/patfigueiredonutri

Siga-me: https://www.instagram.com/patriciafigueiredonutri/