5 Dicas para Não Engordar com a Ceia de Natal


A época mais esperada do ano está chegando. E junto traz também algumas preocupações em relação ao peso.

Nos atendimentos em grupo ou individual a apreensão é a mesma - agora no Natal é o problema, ´agora vou engordar de vez.

Enquanto uns acreditam que não adianta continuar com a meta de perda de peso, que é melhor deixar para ano que vem, outros se agarram a ela como se fosse questão de vida ou morte!


Não é pra menos, vão começar as confraternizações - dos amigos, da empresa, da academia, da corrida… Jantares e almoços especiais ao longo do mês. Sim, um grande “problema” para a maior parte de vocês.


Uma boa forma de conseguir controlar o que comemos nestes jantares é, antes de mais nada, ter uma alimentação saudável durante o dia, ou seja, não passar o dia todo sem comer, à espera do jantar, com aquele pensamento típico "não vou comer muito para aproveitar à noite".


Ao longo desse mês vou compartilhar com vocês conteúdos para o tema do NATAL. Vou disponibilizar as receitas e dicas para que passem por esse período sem angústia. Inscreva-se no site para receber as notificações sempre que eu publicar.


Hoje separei alguns dicas essenciais para você passar bem nessa época:

  • Foco: Muitas vezes o problema não são os jantares de natal e sim, o decorrer dos dias até lá. Chegam até você, no trabalho ou em casa, um arroz doce, umas bolachinhas ou uns chocolates para comemorar esta época. Lá vai um biscoito ou um chocolate, dia após dia… Mas depois, também tem as confraternizações em que também abusamos… Assim é impossível manter uma alimentação saudável. Se você sabe que tem uma confraternização hoje, mantenha a rotina alimentar saudável durante o dia, e nada de pensar "ah mas é só hoje" ou então "é só um pouquinho".

  • Entradas saudáveis: Assim que chegar ao local do evento, escolha logo uma salada (salada de folhas, legumes, frutos do mar, etc), queijo fresco, azeitonas ou uma salada mista. Deixe de lado os embutidos, as massas e os salgadinhos - pense que estas entradas existem o ano inteiro e que não são típicas do Natal). MAS, caso seja algo que realmente você quer provar, tudo bem. Coma e se possível evite a sobremesa em excesso. É tudo uma questão de prioridades.

  • Prato principal: Dentro do que estiver descrito no menu, deixe de lado os fritos. Prefira os assados, grelhados ou cozidos. Tente evitar as lasanhas, o bacalhau com natas e as batatas fritas. Certamente você terá opções saudáveis e igualmente saborosas. Caso o prato já esteja escolhido, peça uma salada ou legumes cozidos para acompanhar o prato.

  • Sobremesas: Se realmente houver o doce que mais adora, pense nisso no início da refeição optando por entradas e pratos saudáveis, para depois comer a sobremesa sem compromisso e sem peso na consciência. Se quer comer o doce que tanto gosta, aproveite para saboreá-lo sem culpa. Você também pode sempre optar por dividir a sobremesa. Se tiver 3 jantares de natal numa semana, qual é a necessidade de comer uma sobremesa em cada um deles? Acha que é preciso comer um doce dia após dia? Pense nisso.

  • Bebidas: Bem, como sabe, o ideal é beber água. Mas, mesmo assim, se quiser uma bebida alcóolica, as opções menos calóricas são os destilados - gim, vodka - ou vinho. Evite os refrigerantes.

Com essas dicas gostaria que pensasse que há opções para observar e fazer escolhas mais saudáveis. Se gosta realmente de uma sobremesa e não consegue resistir, que tal deixar as entradas de lado? Pequenas alterações resultam em grandes resultados! Além disso, estes cuidados não são apenas para termos nesta época de natal e sim durante todo o ano. Como eu digo sempre nos meus grupos, nessa época, não se preocupe em perder o peso e sim em manter. Não sofra de ansiedade com essa questão do que se deve ou não comer. Todos nós podemos comer de TUDO, desde que de forma equilibrada!


E também não se esqueça: Continue com a prática de atividade física! Já que há tantas confraternizações e jantares, reforce a importância de caminhar, correr, dançar... É fundamental para nos sentirmos bem. Apenas 30 minutos do seu dia não vai atrasar sua rotina de vida. Escreva na agenda ou num papel e coloquem na geladeira, bem visível!


E não se esqueça… O Natal é dia 24 e 25! Nesses dias fique à vontade. Antes disso, deixe de lado as rabanadas, os doces ou o panetone. Para mim o natal é como uma festa de aniversário… Não se esqueça, cada um de nós faz as escolhas que QUISER e nada mais! Não é saudável sofrer e com esta pressão da alimentação e estética… Só precisamos adotar um estilo de vida saudável, mesmo com as besteiras que se apresentam no meio do caminho, porque faz parte da vida.

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