O que está te Impedindo de Perder Peso?


Para onde você está direcionando sua atenção atualmente?

Esses comentários parecem familiares para você?

  • "Não consigo perder peso."

  • "Já tentei praticamente de tudo para perder peso: dietas de todos os tipos, pílulas, shakes, tratamentos estéticos, terapias alternativas..."

  • "Quando paro a dieta, recupero o peso perdido e até ganho mais um pouco."

  • "Por que estou me boicotando tanto se é algo tão importante para mim?"

  • “Eu deixo de fazer muitas coisas porque tenho vergonha do meu peso, como colocar um maiô ou ir para à praia...”.

  • "Sim, eu como pouco! Eu não deveria ter esse peso/corpo".

  • "Quando eu perco peso, tenho medo de engordar novamente".

  • "Passo o dia todo pensando no que posso ou não posso comer... Minha vida gira em torno disso". Etc...

Eu escuto esses comentários constantemente em meus processos de coaching nutricional.


Se você também faz esses comentários para si mesma, significa que não está colocando o foco no lugar certo. Está colocando o foco nas consequências (peso, dieta, os quilos na balança...) ao invés de colocar na raiz do problema e na causa.


Ao se concentrar na causa, na raiz, você vai se ver por dentro, suas crenças, pensamentos, emoções...

Vai descobrir aquelas crenças limitantes, aqueles bloqueios, em sua maioria inconscientes, que a impedem de atingir e manter o seu peso saudável.


É assim que sua mente funciona


Deixe-me contar como sua mente funciona para depois te mostrar os principais bloqueios que podem estar te impedindo de perder peso.


Sabemos que nosso cérebro tem diferentes partes e que estas funcionam de forma diferente.

A diferença mais conhecida com relação ao funcionamento do cérebro, é a nossa experiência da mente consciente e da mente subconsciente.


No comportamento alimentar a metáfora do iceberg é muito usada para visualizar essa explicação:


Imagine um iceberg, aquele grande bloco de gelo. Bem, a parte do gelo da superfície, acima da água, é a parte consciente da sua mente e representa aproximadamente 5%. Essa é a sua parte racional, analítica, crítica, a famosa força de vontade... Tudo o que se vê, como, a sua imagem, o seu comportamentos, a sua conduta, hábitos.


E a parte do iceberg que não se consegue ver é o seu mundo inconsciente. Aqui estão alojadas todas as suas funções biológicas (respiração, batimento cardíaco, digestão...), todos esses automatismos, e também suas crenças, valores, sua identidade mais profunda (essência), suas memórias transgeracionais (aquela memória que é guardada de seus ancestrais). Esta parte subconsciente ou inconsciente representa mais ou menos 95% da sua mente. E aqui se armazenam todas as recordações e memórias, mesmo antes do nascimento.


A mente subconsciente mantém um registro de tudo o que é experimentado ao longo da vida.


E você sabia que mais de 90% das nossas atividades diárias vêm do nosso inconsciente?


E a força de tudo isso é que nossos principais planos, crenças básicas e centrais, através das quais vivemos, são formadas em nossa infância, em nossos primeiros anos de vida.


Nessa idade somos esponjas autênticas, absorvemos tudo e não questionamos nada, não temos filtro, sobretudo porque nessa idade ainda não desenvolvemos a nossa parte racional, crítica, analítica, capaz de discernir se algo é bom ou ruim. Então toda aquela informação que recebemos sem filtros e que vem de nossas referências principais (pais, avós, tutores, irmãos, professores, pessoas de quem você não questiona nada porque são pessoas que você ama), nós armazenamos e isso está registrado em nosso inconsciente.


O cérebro de uma criança funciona de maneira totalmente diferente de quando somos adultos. E mesmo que não se lembre, tudo o que viu e ouviu, todos os gestos das suas referências, todas aquelas informações que você recebeu ficaram arquivadas no seu inconsciente, como se fosse um disco rígido.


E essas crenças instaladas em nossos primeiros anos de vida nos condicionam como adultos.


E em relação a peso, quilos, relacionamento com a comida, autoestima... Há muitos pensamentos e crenças limitantes que, hoje, são verdadeiros bloqueios.


Vou te falar sobre 3 tipos de bloqueios em que me encontro, eu diria, em todos os casos.


Há 3 tipos de bloqueios inconscientes que te impedem de perder peso


São 3 tipos de bloqueios principais quando se trata de perder peso e ter uma relação saudável consigo mesma, com o seu corpo e com a alimentação: sua programação verbal, seus modelos de referência e as situações vividas com grande carga emocional.


Sua programação verbal


Aqui você deve levar em consideração seu diálogo interior, seus pensamentos, o que você fala com si mesma (você é a pessoa com quem você mais fala todos os dias).


O pensamento altera seu mundo interior e influencia suas emoções, sentimentos, comportamentos, decisões, ações e, como consequência, seus resultados.


E você tem que levar em consideração também as suas conversas externas, o que você fala, ouve, lê e vê no dia a dia. Todas essas informações das quais você se alimenta todos os dias e que estão reprogramando sua mente.


Seus modelos de referência


Tudo o que você vivenciou, que escutou, suas principais referências: pais, avós, professores e/ou tutores (pessoas importantes na sua infância).


Como eu te disse acima, durante os primeiros anos de vida (de 0 a 7 anos +-) mais de 90% de suas crenças, valores e padrões de comportamento básicos foram criados nesse período e perduram até até hoje.


Repito: mais de 90% do que você acredita hoje foi criado naquela época.


E, como já mencionei, cérebro de uma criança funciona de maneira totalmente diferente de quando somos adultos. Quando crianças somos todos esponjas, não temos filtros. Não questionamos nada, acreditamos em tudo (em Coelho da Páscoa e Papai Noel). E, considerando que todos os dias repetimos mais de 90% dos pensamentos do dia anterior, se entende muitas coisas.


São tantos pensamentos e damos tanta atenção a eles que acabamos criando todo esse conjunto de crenças. E, se deixarmos, vivemos em função dessas crenças que vão permear nossas decisões, ações e hábitos.


Situações específicas vivenciadas com grande emoção


Acontecimentos, situações específicas que aconteceram em um determinado momento da vida e que fez com que você se comportasse de uma determinada maneira e que te marcou. Essa situação com grande intensidade emocional ficou gravada no seu subconsciente (abandono, abuso, figura de autoridade...) e agora você tem comportamentos condicionados a esse fato marcante.


E se você não tomar consciência dessa situação e não mudar a forma como vê o que aconteceu, não será capaz de curar-se ou dar outro significado, e continuará bloqueando a ponto de boicotar o sucesso de seu objetivo de perda de peso ou de ser mais saudável.


E, na maioria das dificuldades de perda de peso, há pelo menos um desses bloqueios inconscientes.

Então, eu te convido a partir de hoje, para o seu bem-estar interior, a prestar atenção no que você diz para si mesma, quais são as palavras e frases que você repete para si mesma todos os dias.

Identifique seus bloqueios inconscientes e suas crenças limitantes e desative-os

Preste atenção neles porque talvez tenham se registrado há anos e atualmente podem estar te influenciando e boicotando, te impedindo de perder peso e, o mais importante, te mantendo nesse círculo vicioso da alimentação.

Para desativá-los, primeiro você deve estar atenta a eles, pois caso contrário, continuará agindo e vivendo da mesma forma, no piloto automático.

E para saber de onde eles vêm e desde quando estão aí, é importante rever seu passado, sua história de vida, curar todas essas questões em você.

Seu passado já era, não se pode voltar atrás, mas você pode dar a ele um novo significado. Sua história de vida pode até ter te influenciado, mas não determina quem você pode se tornar a partir de hoje.

Por que não analisar seu passado, suas crenças e seu diálogo interior, ao invés de ficar fazendo dietas que você mesma já comprovou que não funcionam a longo prazo?

A solução está dentro de você, e aí está todo o seu potencial, todo o poder interno e recursos que estão adormecidos. Basta olhar para eles e iluminar para que floresçam.

Um abraço cheio de energia!

Patrícia

P. S. Se você quiser uma mudança, posso te acompanhar em seu processo de transformação pessoal para atingir seu objetivo de saúde.

Como é? Tenho um Programa em grupo que se chama "Cuide-se Emagrecimento Permanente".

Reserve sua sessão gratuita por WhatsApp para eu te conhecer melhor e avaliar se o programa é adequado para te ajudar.

Também tenho um canal Telegram com muitos conteúdos que vão te animar a ter uma vida mais saudável.

Sim, Patrícia, quero cuidar-me para uma perda de peso permanente. Eu quero fazer a sessão de avaliação gratuita


#emagrecimentopermanente #perderpesoja